Breve História
A Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM) foi constituída por escritura notarial em Fevereiro de 1993, tendo por objectivo inicial apoiar a fase de desenvolvimento e renovação (estrutural e pedagógico-científica) que estava a ser encetada pela Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL).
Em 05 de Dezembro de 1994, foi criada uma Comissão Instaladora para a AIDFM, composta pelos Professores Doutores António Bugalho de Almeida (que coordenou), J. F. Freitas Velosa e J. L. Ducla Soares, que recebeu a incumbência de promover a eleição dos corpos gerentes.
Diversos condicionalismos determinaram que a actividade da AIDFM tivesse início somente no final de 1994, sendo a sua primeira Direcção eleita em Janeiro de 1995, tendo como tarefa prioritária um conjunto de acções que permitissem uma organização eficaz, possibilitando o desejável funcionamento da AIDFM.
Posteriormente, houve necessidade de adequar os Estatutos a exigências específicas à funcionalidade pretendida e promovendo uma melhor interrelação com a FMUL.
Em resultado do mérito da sua acção. a AIDFM foi reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública, nos termos do Decreto-Lei n.º 460/77 de 7 de Novembro, por Sua Excelência o Sr. Primeiro-ministro, Eng. António Guterres, tendo sido publicado o respectivo despacho no "Diário da República", II Série, nº. 64 de 16 de Março de 2000.
No âmbito da criação do estatuto do mecenato, a AIDFM foi também reconhecida pelo Sr. Ministro da Ciência e pelo Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, através do Despacho nº 10849/2009, publicado no Diário da República 2ª Série, nº. 82 de 28 de Abril de 2009, com o Estatuto de Mecenato Científico.