Desafios passados e futuros
Em finais da década de oitenta, alguns anos após a integração de Portugal na CEE, eram ainda muito raras as iniciativas nacionais visando procedimentos mais flexíveis e uma melhor utilização de recursos para fins educacionais, científicos, tecnológicos e sociais.
A associação Universidade-Empresa não passava de palavras no papel, onde rareavam exemplos modelares.
Ao longo do seu percurso de mais de 20 anos, a AIDFM adquiriu e reforçou o escopo do seu leque de competências, tendo dado provas da capacidade de gestão que a credibilizam e a dignificam como uma instituição experiente e de excelência.
Neste sentido, pautou a sua actividade por elevados padrões de qualidade e eficiência, mostrando, sempre que necessário, a dedicação e o empenho na prossecução dos objectivos que lhe estão adstritos, envidando todos os esforços, a fim de garantir serviços fiáveis e irrepreensíveis.
Este capital de confiança adquirido ao longo dos anos reveste-se de um valor inestimável, que não deixará de dar frutos, no contexto de integração a que se assiste na investigação científica nacional, num meio em permanente evolução, de grande exigência técnica, no qual a AIDFM tem vindo a estabelecer os laços necessários com parceiros importantes e a posicionar-se estrategicamente, por forma a garantir a sua posição institucional como uma organização pró-activa e preparada para enfrentar os desafios que as novas tecnologias colocam.
O único patamar que a AIDFM pretende alcançar é o da excelência, numa óptica de realização dos ideais de serviço à Comunidade que a Investigação e Medicina propugna e que só a inovação na área das Ciências Médicas pode tornar consistente e exequível.
A AIDFM disponibiliza um vasto portfolio de serviços de elevada qualidade, com um reduzido custo associado, merecendo o reconhecimento, entre os seus pares, pelo cumprimento das regulamentações exigíveis e exactidão da informação e reportes fundamentais à transparência e excelência da operacionalização da actividade de investigação.
Os desafios do futuro vencem-se hoje e a AIDFM está sólida, apresenta uma equipa capacitada, possui uma estrutura dinâmica, flexível e robusta, que lhe assegura granjear o sucesso na sua actividade, numa lógica de crescimento e desenvolvimento de novas competências, correspondendo às crescentes exigências dos projectos, dos associados e das entidades financiadoras.